Uma forma de ter a sonoridade do saxofone mais constante e encorpada é saber produzir pressão de ar, e não quantidade.
A quantidade de ar é algo que se produz num instante, e que logo se vai, a pressão do ar é algo que se produz num longo período de tempo, e que se mantém.
Emitir quantidade de ar é o mesmo que esvaziar o seu pulmão de uma vez, o que produz um som feio, aberto, até mesmo rachado e por curtíssima duração de tempo.
Produzir pressão de ar é o mesmo que esvaziar o seu pulmão aos poucos, com o apoio do diafrágma, ou seja, usar menos quantidade de ar, porém, numa velocidade maior, por meio do controle dos músculos do abdomem e dos músculos intercostais.
Com o apoio do diafrágma, conseguimos, enrigecendo os músculos do abdomem e intercostais, emitir uma coluna de ar rígida e controlada, e não apenas uma quantidade grande de ar que se vai sem controle. Esse é o objetivo.
Às vezes, é preciso ter pouca quantidade de ar, porém, com uma pressão muito grande, por exemplo, nas regiões extremas do saxofone você se utiliza desse tipo de recurso.
A estabilidade do som do saxofone não é proporcional à quantidade de ar que você utiliza para produzi-la. Mas sim à pressão. É utilizando os músculos do abdomem, e involuntariamente o diagrágma, lançando o ar que respiramos para a região de baixo do tronco, e mantendo o controle no apoio do diafrágma que produzimos pressão de ar, e assim uma estabilidade maior do som.
Para que tenham uma noção é como uma mangueira, se deixamos a ponta da mangueira aberta, temos muita quantidade de água, se tampamos metade da ponta da mangueira, possuimos menos quantidade de água, porém, uma maior pressão.
Porém, isso nada tem a ver com a embocadura, não é travando a embocadura (apertando) que produziremos maior pressão, caso mexamos com a embocaruda haverá mudanças de timbre e afinação, e isso é tudo o que não queremos neste momento.
Quermos sim que, mantendo a mesma embocadura, e controlando a pressão com os músculos da parte debaixo do tronco, ou seja, do abdomem e também, os músculos intercostais, possamos emitir uma coluna de ar mais estável, mais sólida e mais controlada.
Esse é o objetivo quando estamos tocando o saxofone, produzir pressão, e não quantidade de ar. Essa é a relação exata entre estes dois conceitos.
Daniel Vissotto