Para muito poucos é possível “pegar” sozinho aos poucos, e ainda, infelizmente o que ocorre para a grande maioria às vezes é que estacionam num ponto e não conseguem evolução, ou ainda o que é pior, evoluem para um ponto errado, de forma que depois disso têm o trabalho de desfazer o que foi feito errado e depois refazer.
Há de se convir que com uma boa orientação o desenvolvimento é muitíssimo mais seguro e muitíssimo mais rápido, não há dúvidas. Quem quer resultados seguros e rápidos deve ir a um bom professor, nem falo de mim, falo de qualquer professor que tenha sinceridade, amor, dedicação e capacidade no que faz.
Quanto ao conteúdo do YouTube, é muito disperso, e praticamente nunca conduz a um ponto que faça sentido. Mesmo tentando fazer um conteúdo mais direcionado nunca conseguimos abarcar a especificidade do aluno.
Com relação a ser dotado de uma facilidade acima do comum, com certeza ela será mais bem aproveitada se direcionada de maneira correta, muita coisa nós não aprendemos por pura inconsciência, e o bom professor traz essa consciência do que deve ou não deve ser aprendido, do que tem efeito e do que não tem.
Quanto a estar sem dinheiro, ficaríamos abismados de saber quanto dinheiro gastamos com coisas que não são importantes, e se fizéssemos uma pequena economia mensal, teríamos o que esperávamos para conseguir fazer uma aula. O que ocorre é que não é uma falta drástica de dinheiro específica sem mais, mas uma falta de priorizar a atividade como algo de real importância para nós.
O fato de estar sem pique para aproveitar é relativo, o pique vem a partir do momento que começamos uma atividade, e não antes dela, é por começar, por se esforçar, por se habituar a fazer que desenvolvemos o pique para fazê-la. Nunca antes disso.
Em relação a ter outras necessidades é compreensível que as tenhamos, porém, precisamos compreender, às vezes, o real significado de estudar saxofone.
Por exemplo, há alguns que disseram que não vêem valor nessa atividade, quanto a isso nada posso afirmar, porém, o saxofone não é uma atividade supérflua, pelo contrário, uma pessoa que desenvolve esse tipo de hábito tende a transbordar essa virtude para outras atividades na vida.
Sempre é fundamental ter um hábito saudável que possamos desenvolver, um momento nosso, um momento especial, sem isso a vida fica muito difícil de viver, e tendemos a não ter aproveitamento em quase nada das demais áreas. Senão o saxofone, pelo menos outra coisa equivalente.
Quanto a não ver necessidade num professor, eu não veria necessidade num professor a partir do momento em que já defini o meu caminho na música, isso se dá com um amadurecimento grande, a meu ver, e isso é uma opinião minha, não é uma coisa de seis meses, mas de anos. Aí sim, aí é necessário definir o próprio caminho independente de professores.
Pior do que estar sozinho é estar mal acompanhado, isso é fato. Há muitos professores que são uma influência negativa, até mesmo desejam que você não aprenda para poder ficar com você dependente dele pelo resto de seus dias.
Outros tentam te fazer acreditar que você não pode conseguir, por puro trauma pessoal dele. Mas se você der a sorte de ter um bom professor, eu aconselho que, independente de mim, seja lá quem ele for, permaneça com ele até o dia em que estiver apto a decidir pelo próprio caminho.
E eu acredito que isso levará muito tempo.
Daniel Vissotto