Os Perigos de Se Aprender Sax Sozinho

Muitos decidem aprender sax sozinho, o saxofone não é um instrumento rítmico, e muito menos harmônico, ele é um instrumento melódico. De sorte que para o saxofonista a melodia é o primeiro passo a ser compreendido, o raciocínio inicial do saxofonista é sempre inicialmente horizontal (uma nota depois da outra).

Depois de muitos anos dando aulas de saxofone descobri que uma grande parte dos estudantes aprende sax sozinho, pratica sozinho e toca sozinho em todo o tempo, de forma que perde a referência rítmica, a referência de afinação, e é prejudicado em toda sorte de percepção.

Musicista aprendendo sax sozinha
Aprender Sax Sozinho

O Vício de se Tocar Ad Libitum

Muitos e muitos dentre os aprendizes tocam o saxofone eternamente em ad libitum, ou seja, com o andamento de acordo com a vontade. Há controvérsias sobre o termo e uma grande confusão da parte de muitos deste termo com o tempo rubato.

A definição de ambos os termos para muitos é nebulosa, mas podemos fazer uma diferenciação entre o rubato e o ad libitum para podermos entender melhor o que quero dizer nesta mensagem a todos. Aprender sax sozinho não é fácil, e guarda os seus riscos.

O Rubato

Rubato vem de “roubar”, roubar de uma nota para dar para outra, e assim acabar compensando no final. Ad libitum vem de tocar “ao sabor da vontade”, pode se referir ao ritmo, às repetições, à possibilidade de tocar ou não pura e simplesmente, etc.

O rubato é mais o ou menos o que acontecia nas obras de Chopin, em que a mão esquerda tocava com ritmo definido, e a mão direita tocava livremente em rubato, o termo que, como visto,  vem de roubar, literalmente.

Roubar de uma nota e dar para outra, acrescentar tempo a uma nota e compensar tirando de outra, e assim por diante, o rubato preserva o andamento geral da música, apesar de haver uma grande liberdade rítmica na particularidade das notas.

O Ad Libitum

Embora muitos venham a se confundir, o ad libitum é um efeito diferente, ele não preserva andamento e nem mesmo a divisão original das notas, ele se dá em grande liberdade rítmica, independente do que vai ao redor.

O iniciante que decide aprender sax sozinho acaba por praticar suas músicas quase que totalmente em ad libitum, ou seja, não se importando em nada com o andamento e muito menos com a divisão das notas, desde que a música seja reconhecida.

Nem o rubato e nem o ad libitum são efeitos errados da música, pelo contrário, são válidos e muito utilizados, que o diga Chopin e Shubbert, que utilizavam vastamente o recurso. Considero até que são efeitos lindíssimos da música em geral.

O Vício Rítmico de Quem Decide Aprender Sax Sozinho

Porém, quando não conseguimos valorizar a divisão rítmica e nem tampouco o andamento, ou seja, fazendo em primeiro plano um rubato, ou ainda um ad libitum eterno, o que ocorre é que, ao invés de termos aqui um recurso musical, temos um vício.

Muitos que aprendem a tocar saxofone sozinho passam anos e anos tocando em ad libitum suas músicas, um rubato exagerado que praticamente não respeita nada em termos de ritmo, essas pessoas com o tempo vão perdendo a referência rítmica e passam a só saber tocar dessa maneira.

Isso se torna um hábito enraizado, uma modus operandi de tocar que não guarda alternativa, de forma que o músico simplesmente não consegue mais tocar no andamento, e muito menos tocar como está escrito de maneira própria.

“A excelência não é um ato, mas um hábito.”

Aristóteles
Hábitos musicais se vencem com hábitos e não com atos.
Aristóteles e a Excelência

É importante de se notar que vícios são hábitos, maus hábitos desenvolvidos com o tempo, e que para vencê-los é necessário o desenvolvimento de outros hábitos, bons hábitos, ou seja, virtudes, que nos libertem dos vícios estabelecidos anteriormente.

Como Transformar o Vício em uma Virtude

Se você é um desses que desenvolveu o hábito de tocar em rubato, ou em ad libitum, ou ainda uma mistura de ambos, comece a forçar a percepção rítmica em primeiro plano, forçando aos poucos a compreensão racional do ritmo, e posterior prática com referência rítmica externa.

Perder a altura das notas é problema menos grave do que perder a referência rítmica, tudo tem recuperação, porém, não podemos alimentar ainda mais o que já está errado, precisamos voltar a nos educar para conseguir nos libertar desse vício.

Não é da noite para o dia, desenvolver hábitos musicais se dá com o tempo.
Tudo se dá no Tempo

Não é algo que vai acontecer da noite para o dia, por ser um vício, tem de ser vencido por outro hábito, e hábitos não são atos, mas atitudes que se dão repetidamente ao longo do tempo, só assim, ao longo de algum tempo, conseguiremos vencer os vícios e transformá-los em virtudes.

A Afinação de Quem Quer Aprender Sax Sozinho

Outra questão gravíssima dos estudantes de saxofone que estudam sozinhos, é o desprezo com a afinação. Simplesmente tocam tudo desafinado, às vezes com desafinação aparente e desigual, às vezes, o que é mais notório, com a afinação igualitária, porém, tudo desafinado.

Muitas vezes tive contato com estudantes que chegam pra mim com a afinação quase que meio tom abaixo, e que nunca perceberam tal coisa. Você pede um G, e eles dão F#, apesar de estar com o chaveamento correto soam quase que meio tom abaixo.

Afinação musical, uma dificuldade de quem quer aprender sax sozinho
A Afinação de Quem Aprende Sax Sozinho

Aqui uma ressalva, estudantes em fase muito iniciante, não devem se preocupar com afinação, pois para tanto é preciso em primeiro plano conseguir estabilizar suas notas no saxofone, estabilizando o som de maneira aceitável aí é interessante começar a falar sobre afinação.

Porém, depois de um determinado nível, é preciso começar a se importar avidamente com afinação, não se toca nada satisfatoriamente no saxofone, sem a afinação correta, ninguém se agrada de um saxofonista se ele toca desafinado.

Aconselho para que saibamos mais sobre afinação a leitura deste artigo, um artigo muito franco que escrevi sobre o assunto e que certamente vai te ajudar a encontrar o caminho para um som afinado no saxofone. O link aqui está: CLIQUE AQUI.

Estes São Problemas de quem Aprende Sax Sozinho

Todos estes são problemas de quem toca muito sozinho, é preciso começar a forçar tocar com o metrônomo, não há problema em tocar sozinho, o problema está em tocar somente sozinho. Por isso falo de forçar tocar com o metrônomo, pois ele será a sua companhia mais próxima em termos de pulsação.

Depois do metrônomo, é preciso tocar com o playback, e com o playback já principiará a questão da afinação em conjunto com a questão rítmica. É preciso prezar pela afinação para tocar com um playback e isso se desenvolve aos poucos, porém, se nunca faz, nunca aprende.

Forçar o ritmo, forçar a afinação, isso é importante, tocar sozinho como se estivesse tocando em conjunto, não perder oportunidades de tocar com outras pessoas, acostumar-se aos poucos a tocar com outros músicos.

Há uma coisa nos músicos que não está presente nem no playback e nem no metrônomo, a saber, o diálogo. Músicos que tocam dialogam, não podemos ser músicos surdos ritmicamente, e muito menos em termos de afinação, e por último devemos dialogar.

é preciso tocar música com muitas referências externas.
É Preciso ter Referências Externas

Aprender a dialogar, fazer menção de algo que já aconteceu na música, confirmar uma frase de alguém que improvisou antes de nós, pegar o motivo anterior e desenvolvê-lo, conseguir dialogar com frases pertinentes dentro do solo de quem está em primeiro plano. Tudo isso e muito mais é dialogar.

Muitas das vezes, a dificuldade de percepção, de localização de ambientação musical do aprendiz se dá pelo simples fato de que acostumou-se a tocar sozinho, e o que é pior, acostumou-se a tocar ad libitum, ou rubato, ou desafinado, ou ainda uma mistura disso tudo.

É Necessário Tocar com Outras Referências

A percepção se aguça no momento que começamos a tocar em conjunto, pois ela nos é exigida neste momento, tanto para a rítmica, quanto para a afinação e também para o diálogo musical entre os músicos do grupo em questão.

Não que não seja possível aprender a tocar sozinho, porém, cuidados devem ser tomados, como jamais perder a referência rítmica externa e interna, ou seja, aprender a tocar com ritmo definido tanto quanto em rubato ou ad libitum.

Forçar a presença do metrônomo, nunca desistir do playback, nunca caminhar para o caminho mais fácil e fazer somente o que domina, a saber, tocar sem ritmo definido, é preciso desenvolver a técnica de tocar com ritmo, e mais, a técnica de tocar afinado.

Trabalhar a percepção, trabalhar a capacidade de se concentrar em várias coisas ao mesmo tempo, separando-as, treinando-as em separado, e unindo-as aos poucos. No sentido de primeiro ler (solfejar) depois tocar (ler a partitura no instrumento), só esta pequena separação vai te ajudar a economizar muito tempo.

para tocar é preciso ter a capacidade de concentrar-se em várias coisas ao mesmo tempo.
Concentrar-se em Várias Coisas ao Mesmo Tempo

Imagine quando conseguir separar a leitura e todas as suas camadas em diversos aspectos que lhe cabem, a ponto de dominá-los e aos poucos ir acrescentando-os uns aos outros, fazendo com que tudo venha a se tornar um grande todo.

É assim que a gente dá um pontapé para a virtude de se tocar tanto sem ritmo definido, quanto com uma grande rigorosidade rítmica. Para que serve a rigorosidade rítmica? Tanto para entender rapidamente uma melodia, quanto para tocar em conjunto com grandes formações por exemplo.

Ler arranjos, tocar em naipe de saxofones tudo o que exige do instrumentista o tocar em conjunto, tocar afinado, tocar no ritmo, e tocar de maneira a expressar uma convenção em congruência com outros instrumentistas.

Para você que aprende saxofone sozinho e tem dificuldades rítmicas, aconselho aulas particulares online com o professor, é preciso saber o caminho para que possamos nos desenvolver perfeitamente em todos os aspectos da música.

Um professor bem preparado pode ajudar nesse sentido, de quebrar vícios, e construir virtudes musicais. Sempre é possível corrigir, uns mais rápido outros menos, porém, todos podem chegar lá.

Daniel Vissotto

e-Book I Grátis👇🏻






Categorias
Facebook
YouTube
Instagram
Telegram

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.