Não, o espelho não é um objeto de culto a si mesmo para o saxofonista, muito pelo contrário, o espelho é um dos meios mais eficazes de o saxofonista encontrar seus próprios vícios e os corrigir em diversos aspectos.
Desde a postura do saxofonista, passando pela posição dos dedos, bem como a exata porção da correia, e também a tensão corporal, chegando até mesmo à maneira como o saxofonista respira, tudo pode e deve ser corrigido através do recorrente uso do espelho.
Filmar-se seria outro processo muito interessante, mas o espelho é mais eficaz, revela no ato o que de fato acontece, e também serve de refletor de som, o saxofonista pode até mesmo se escutar melhor através dele.
O bom saxofonista, aquele que quer aprender e evoluir, está sempre diante do espelho, para se ouvir, para se corrigir, para se aprimorar em todos os sentidos.
E quem pensava que era para se admirar… Tudo bem, tendo em mãos um instrumento tão belo como o saxofone, quem é que não se admira, mas definitivamente essa não é a principal função.
Você tem usado o espelho para estudar? Me conta aí. Abs
Daniel Vissotto