O tempo foi assunto de muitos pensadores na história da humanidade. Uns o conceberam como um número, outros como um desenho que se dá no ideário humano, muitos acreditavam que ele existe de fato, outros já defendiam que ele era relativo.
Embora tenham havido inúmeras concepções do tempo durante a história da humanidade no pensamento humano, a verdade é que nem eu, nem você e nem ninguém jamais o vimos caminhando feliz da vida por aí a fora.
O tempo nunca foi visto, nem a olho nu, nem com telescópio, não dá pra ver o tempo, será que ele existe? Será que essa coisa que determina nossas vidas não seria uma grandiosa ilusão que nos contaram para nos limitar e sair lucrando com isso?
Teorias da conspiração à parte, o ideal é que não abandonemos o tempo, pois ele nos faz ter contato com os demais na realidade, e mais, a música é a arte do tempo, de forma que tudo na música é temporal, tudo se dá numa linha sucessiva de eventos temporais.
Muitos me perguntam quando é o tempo certo para começar estudar o saxofone. Eu respondo sempre da mesma maneira, não é na infância, não é na juventude, não é na idade adulta, o tempo certo não é uma data definida na trajetória de nossa vida, o tempo certo sempre é e sempre será o agora de cada um.
Muitos chegarão a ser grandes profissionais, outros terão no sax um companheiro fiel, porém, todos poderão desfrutar dos benefícios de aprender este instrumento, e todos podem tocar este instrumento, cada um com suas particularidades, cada um com suas características.
Não pense no saxofone como um instrumento associado à idade, mas como um instrumento que pode ser uma companhia fiel em tempos difíceis, um momento bom em tempos amenos, e também um motivo a mais para comemorar nos momentos de vitória.
Aprenda saxofone você também, a certeza de um hábito saudável que certamente reverterá em grandes benefícios para sua vida como um todo.
Daniel Vissotto