Afinar seria o procedimento de produzir um som equivalente a outro, seja com timbres iguais ou diferentes, no sentido de comparativamente encontrar um ponto em comum entre a altura de dois sons.
A afinação na música pode se dar de várias formas, como por exemplo, aumentando-se ou diminuindo a tensão das cordas nos instrumentos de cordas, ou aumentando ou diminuindo a largura ou comprimento dos instrumentos de sopro, no caso o saxofone.
O saxofone, como um instrumento considerado não temperado, necessita que o saxofonista faça sua execução musical afinando com o todo ao seu redor, e também consigo mesmo. A verdade é que o saxofonista que toca afinado é o saxofonista que toca afinando.
A grosso modo a afinação básica do saxofone, em primeiro plano, se dá pela posição da boquilha na cortiça do tudel, ou seja, quanto mais para dentro do tudel, mais agudo o instrumento será, porque mais curto, e quanto mais para fora, mais grave, porque mais longo.
Porém, o saxofone necessita de uma afinação complementar que se dá pela boca do instrumentista, pois as notas do instrumento, em especial as mais agudas, conseguem uma banda de variação muito grande, de forma que ele precisa ter consciência auditiva do que faz para tocar em afinação consigo mesmo e com o que está ao seu redor.
Há uma grande proporção de saxofones que afinam com facilidade através da uma afinação de uma nota apenas. Porém, há outros saxofones, que, quando afinados a partir de uma nota, necessitam de um trabalho mais detalhado de afinação para afinar as demais notas do instrumento.
O ideal é que, estando com o instrumento plenamente aquecido, se faça uma anotação de todas as notas do saxofone específico que está em uso, ou seja, que se saiba mais ou menos, quais são as notas que estão altas e ou baixas em relação ao padrão adotado, ou seja, A 440hz. Isso não se consegue sozinho, há a necessidade do auxílio de alguém mais para ser espontâneo.
Fazendo assim, define-se a posição da boquilha a partir da maioria das notas, no sentido de que, se a maioria das notas está alta, afasta-se a boquilha do tudel, ou se a maioria das notas está baixa, aproxima-se a mesma, independente do F# (A natural do piano no sax alto), ou do B (A natural do piano no sax tenor).
Por qual Nota Afinar o Saxofone?
Então surge a dúvida, por qual nota afinar? Por uma nota que esteja com afinação proporcional à afinação da maioria das notas do saxofone, podendo esta nota ser o F# para o sax alto, ou o B para o sax tenor, ou não, dependendo do instrumento específico em questão.
Já as demais notas do saxofone, a minoria das notas cuja afinação é problemática, deve ser corrigida por técnicas de embocadura e voicings, e em alguns momentos mais raros, até mesmo de chaveamento, na sensibilidade auditiva, para que possam assim, em perfeita proporção intervalar com as notas afinadas serem ajustadas de acordo com a afinação proposta.
Isso vai depender de instrumento para instrumento. Lembrando sempre que a afinação de um saxofone varia de acordo com uma série de fatores, como por exemplo, a temperatura ambiente, a disposição do saxofonista, o estado de espírito do mesmo etc.
De forma que é inútil ao saxofonista produzir marcas específicas na cortiça do tudel que lhe sirvam de referência para a afinação, como defendem alguns, pois a variabilidade é grande, e nunca teremos certeza do ponto certo para a afinação perfeita sem antes tocarmos o instrumento em questão na situação proposta.
O Afinador e o Saxofone
Outra coisa que julgo inútil, é o afinar o saxofone diante de um afinador que indica se o som está baixo ou alto, ninguém consegue evitar o recurso de artificialmente se enganar afinando o saxofone momentaneamente, enquanto diante da referência visual do afinador, mesmo porquê, depois, sem essa referência, perderá a noção da afinação.
A afinação não deve ser por uma referência visual, mas por uma referência do sentido da audição, ou seja, devemos afinar ouvindo um som de outro instrumento, ou de um diapasão, ou do playback, ou do próprio grupo que nos acompanha, ou coisa semelhante. É um fator do ouvido e não dos olhos.
Vale lembrar que ninguém se apresenta com um afinador diante dos olhos, de forma que, os estudos de afinação diante de um aparelho afinador são inúteis, pois não desenvolvem a percepção do ouvido e muito menos a capacidade de produzir um som equivalente em termos de afinação, o que é o grande segredo de quem toca afinando.
Afinar é uma questão de gosto também, mais do que reproduzir o som na mesma frequência matemática, a afinação exige que o instrumentista timbre o instrumento com os demais, no sentido de produzir o encaixe perfeito das sonoridades, a perfeita harmonia, e muitas vezes isso depende de uma questão pessoal.
O ideal é que com um estudo do instrumento em questão encontremos pelo menos três notas de referência, uma em cada região do sax, que sejam conforme a afinação da maioria das notas do sax, e por meio do desenvolvimento da percepção auditiva consigamos assim afinar a boquilha de acordo com a situação que estamos inseridos, o que certamente tem grande variabilidade.
A Afinação do Sax e a Percepção
Sempre haverá variações de afinação entre as notas do saxofone, por isso a necessidade intrínseca de todo saxofonista desenvolver a percepção auditiva para o ponto da afinação, no sentido de poder não somente tocar afinado, mas tocar afinando, corrigindo distorções, e encontrando um ponto ideal para cada som do sax em meio ao contexto em que está inserido.
Não aconselho que estudantes iniciantes se preocupem muito com a afinação do saxofone, no sentido de não terem uma embocadura formada que lhes permita estabilidade suficiente para ter base de afinação. O correto é que desenvolvam essa estabilidade de embocadura, e a tenham minimamente formada, para aí então se preocupar com a afinação do saxofone.
Aos iniciantes deixo a sugestão do Curso Viva o Sax Básico, no qual será trabalhada toda a questão da estabilidade de embocadura e do som, para que o saxofonista tenha meios de, posteriormente a esse trabalho poder ter uma preocupação mais apurada sobre a afinação do sax.
Aos poucos, o saxofonista vai desenvolvendo e treinando seu ouvido, com o decorrer dos anos de estudo, no sentido de poder, ouvindo, afinar o seu saxofone, primeiramente pela posição da boquilha no tudel, e posteriormente por meio de correções através de sua própria embocadura e voicings.
A afinação é algo fundamental para a bela execução musical, mesmo quando tocamos sozinhos.
Daniel Vissotto