A dinâmica é essencialmente o recurso do saxofone de que mais nos utilizamos para produzir sentimento.
A dinâmica é produzida exclusivamente pela coluna de ar, de forma que para intensificar o som é preciso empregar mais ar na coluna, o que intensifica o som, e se queremos tornar o som mais piano (fraco) devemos empregar menos ar, o que torna o som mais brando. Há algumas regras para a produção da dinâmica que, se aplicadas, darão certo em quase 90% dos casos.
A primeira delas seria seguir a linha melódica da música, ou seja, se vamos para o agudo, intensificamos o som para o forte, se vamos para o grave, tornamos o som mais piano. Ou seja, acompanhar as diferentes posições de altura das notas, com as diferentes intensidades da banda de dinâmica que estamos fazendo.
Quanto mais aguda a nota maior a tensão que ela produz, e quanto mais tensa, mais intensa. Quanto mais grave, mais relaxada, e quanto mais relaxada, mais fraca. Essa simples regra se aplicada de forma hábil poderá produzir um grandioso efeito nas músicas que estamos tocando.
Outra possibilidade é produzir o efeito chamado FADE OUT nas frases, ou seja, sempre que uma frase estiver acabando, procurar decrescer o som, todo fim de frase, geralmente, em quase 100% dos casos, é em decrescente, de forma que a frase sempre termina numa intensidade menor do que começa, podendo ou não atingir um clímax no seu meio tempo.
O FADE IN (gradual aparecimento) também é muito utilizado, sendo uma frase longa, é interessante começá-la com menor intensidade, e crescer o som para um clímax por conta de um momento mais agudo no meio da frase, para depois decrescer num FADE OUT (gradual desaparecimento).
Quando temos uma nota longa, é necessário fazer algo com ela, não simplesmente tocá-la sem mais do mesmo jeito do início ao fim, mas gradualmente diminuir seu som ou aumentar, dependendo da posição da mesma na frase. Quando ela caminha para uma tensão maior, devemos intensificar para o forte, quando ela caminha para uma resolução frasal, devemos torná-la mais fraca, até o desaparecimento gradual. O vibrato também é um recurso muito utilizado neste momento.
Repetições excessivas, de notas, ou de frases curtas, também exigem uma dinâmica específica, quando repetimos muito uma nota, ou uma frase curta, isso causa tensão, e a tensão exige que tenhamos um crescimento do piano para o forte na dinâmica, principalmente quando isso caminha para um clímax qualquer.
Entendam que há notas alvo nas frases, notas para as quais toda a frase foi construída, geralmente são as notas mais agudas onde há maior tensão, e também as notas mais longas, nesses momentos é preciso realçar o som com uma dinâmica mais forte.
Toda música se aprende primeiro com o conhecimento das notas, a busca de uma articulação específica e também a introdução da dinâmica, que é o mais importante na execução musical para a expressão do sentimento, é o que traz antecipação, tensão e relaxamento para o som do saxofone.
Daniel Vissotto